O treino híbrido é uma mistura de ao menos duas modalidades de treino.
Pode ser uma combinação de musculação, corrida, crossfit, natação, ciclismo, artes marciais e outras modalidades.
Mas o intuito é você combinar esses treinos com o objetivo de ter performance em todas essas modalidades, não apenas praticar para gastar mais calorias.
Não estou falando que é para você ser um atleta em cada uma delas, mas treinar para ter uma melhora de capacidades físicas em cada uma.
Como montar um treino híbrido?
Sem dúvida você precisa de um treinador para organizar tudo para você. O grande desafio do treino híbrido, é encaixar as modalidades sem que uma interfira no treino da outra.
O treino de força (musculação, LPO, calistenia, Powerlifting) é concorrente ao treinamento de endurance que fica mais na parte de condicionamento cardiovascular (corrida, natação, ciclismo), ou seja, um pode atrapalhar o outro. mas se bem encaixado dá para treinar os dois em alto nível.
Portanto, o primeiro passo é escolher as modalidades que quer treinar. Depois você define o seu objetivo principal com cada uma delas. Estabeleça horários que vai conseguir encaixar os treinos na sua rotina. Entenda qual o seu nível atual de condicionamento, o que você consegue fazer atualmente. Assim você e seu treinador entenderam o que é preciso ser feito.
Estabelecer um planejamento a longo, médio e curto prazo, será importante para priorizar os treinos, dosando o volume e a intensidade diária.
É importantíssimo se atentar com os sinais que seu corpo te dará durante os dias, monitorando o sono, recuperação, disposição, performance de treino e trabalho. Tudo isso serve de parâmetro para saber ajustar os treinos e a alimentação durante as semanas.
Montar um programa de treino híbrido não é tão simples, procure um profissional qualificado que consiga te direcionar. Siga nosso blog para ter mais informações sobre saúde e performance esportiva.