O nome treino híbrido se dá ao você juntar ao menos 2 modalidades de treinamento. O mais comum é reunir a musculação com a corrida, mas pode ser a junção de outros tipos de treinamento esportivo, como o crossfit, a natação, o ciclismo, entre outros.
O objetivo é fazer essas modalidades visando a performance em cada uma delas, trazendo uma melhora de diversas capacidades físicas, como força, resistência, equilíbrio, explosão, entre outras.
Quais são os benefícios do treino híbrido?
Considerado um modelo inovador por atrair um público que busca tanto performance, quanto emagrecimento, definição muscular e hipertrofia, visando um melhor equilíbrio. Pelo fato de ser diversificado, esse estilo de treinamento acaba sendo de alta adesão a longo prazo, por conta de cada dia ter um treino diferente com um objetivo específico, assim o praticante se sente motivado.
Essa mistura acaba potencializando os resultados de queima de:
- Queima de gordura
- Ganho de massa muscular
- Aumento do VO2 Máx
- Melhora da saúde cardiovascular
- Melhora da Resistência Muscular
- Fortalecimento muscular
- Ganho de agilidade
- Ganho de Força
- Ganho de Consciência corporal
- Prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas
- Redução de dores musculares e articulares
- melhora da disposição, sono e humor
Como funciona o treino híbrido?
Você escolhe quais modalidades vai querer praticar. Aqui estão algumas combinações mais praticadas:
- Musculação e Corrida
- Musculação e Ciclismo
- Musculação e Natação
- Musculação e Triathlon
- Musculação e Artes Marciais
- Musculação e Crossfit
- Crossfit e Corrida
- Crossfit, Corrida e Musculação
- Entre outras….
O importante é entender qual o seu nível atual de condicionamento, qual o seu objetivo principal com isso, para que assim o treinador possa ajustar essas combinações com a sua rotina, respeitando o processo de evolução.
Isso é importante para que você possa ter uma rotina de treinos compatível e que gere resultados. Como algumas modalidades são concorrentes em relação à estrutura de treino, é de extrema importância seguir a planilha para não se machucar ou entrar em overtraining e comprometer a sua saúde.
E a alimentação?
Se você iniciar um treino híbrido é de extrema importância que alinhe a sua alimentação. Com todo esse estímulo de treino, você deve se nutrir para acelerar o seu processo de recuperação entre uma sessão e outra de treinos, se atentar ao que vai consumir antes, durante e depois do seu treinamento. E estruturar a sua dieta diária para o seu objetivo, seja ele de performance na modalidade, hipertrofia, ou emagrecimento e definição muscular.
A suplementação pode ser o seu melhor amigo, pois com tantos estímulos diferentes de treinamento, alguns suplementos podem potencializar as adaptações fisiológicas, permitindo com que você possa progredir constantemente.
Então se você busca ser um praticante ou atleta híbrido, comece da maneira correta, aqui na TeamAdamo eu posso te ajudar com isso.